segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Contratar um arquiteto?

 
Oi para todos!!!
Bem como já diz o meu blog a minha intenção principal aqui é colher informações, idéias e sugestões para ampliar meu sonho, isto é minha futura casinha. E para tanto penso “Qual a importância de um arquiteto para a ampliação?”, portanto colhi informações e segue minha conclusão.
Para iniciarmos vamos definir o que faz um arquiteto: “é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design.” (Fonte Wikipédia)

Para defender a importância de um arquiteto consultei alguns sites e segue a mais adequada. “Um projeto arquitetônico de qualidade é o melhor investimento da sua obra, é através dele que os ambientes são dimensionados de maneira correta, evitando-se desperdícios de áreas, as aberturas são projetadas de maneira consciênte privilegiando paisagens e orientação solar, resultado em conforto e bem estar, além de futura economia com iluminção artificial. Um bom projeto arquitetônico tira partido do terreno, aproveitando a sua declividade ou seu aclive, reduzindo custos com terraplanagem, também reduz possibilidade de erros comuns como má localização de peças sanitárias, falta de tomadas, excesso de corredores, dentre outras falhas comuns. Não é difícil notar casas com áreas parecidas, construídas em épocas próximas com valores expressivamente diferentes, isto se deve ao melhor aproveitamento da construção, a sua beleza e funcionalidade, sendo que muitas vezes a obra de maior valor final, obteve menor custo construtivo. A dica é saber onde investir!” (Fonte: http://www.projetistas.com.br)Como minha futura casa é pequena e o terreno é grande e de esquina, o que dá a possibilidade de ampliarmos a casa, acredito que será de grande valia a contratação de um arquiteto que possa nos ajudar com o projeto.

Bom pessoas não sei o quanto este assunto será útil para vocês, mas acredito ser esta a função do blog compartilharmos anseios com aqueles que nos acompanham e passam por aqui.

Agradeço se deixarem um comentário, afinal temos de ser incentivados a escrever…rs.

Grande abraço

Grazi
(Quero deixar claro á todos que não sou arquiteta e minha opinão aqui exposta se fez diante de informações colhidas na internet.)

2 comentários:

  1. Oi Grazi,
    Adorei a sua visita no meu blog. Acho super importante você levantar a questão de contratar um arquiteto ou não. Acredito que isso vai depender do que a pessoa vai querer fazer, por que se for coisinhas simples dá pra se virar sozinha, mas se for algo mais elaborado acho importante contratar um profissional. Um abraço :D

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Reparei que você não posta há um tempinho, mas imagino que seja a correria da vida. Eu estou criando um blog justamente para pessoas como você, que estão embarcando nessa aventura de construir a sua casa. Meu blog ainda está em construção, o tempo é curto, e há tantas coisas a falar. Mas se quiser, entre em contato. Adoraria te ajudar. Quanto a contratar um arquiteto, acho essencial. É um investimento. Mas cuidado, a escolha do arquiteto é delicada, inclusive é um post que quero fazer. Contate vários e explique que o primeiro encontro é uma entrevista para saber se vocês e o profissional poderão trabalhar juntos.
    Quanto à casa crescer aos poucos, sou totalmente a favor. Foi o assunto da minha dissertação de mestrado, que está aqui: http://www.tede.ufsc.br/teses/PARQ0008.pdf

    http://ideiasparaoprojetodasuacasa.wordpress.com

    Boa Sorte
    Usha

    ResponderExcluir