Olá pessoas
Desculpe o sumiço, mas estou empenhada em uma pós graduação daí vocês imaginam não sobra tempo para quase nada...rs.
Estive pensando qual seria meu próximo post, já que deve ser algo interessante. E até cheguei a pensar que deveria acabar com meu blog já que não tinha nada de produtivo para falar, pois ainda não havia percebido que não precisamos buscar assuntos mirabolantes, mas coisas do dia a dia mesmo.
E seguindo essa linha de pensamento o assunto de hoje será sobre “Estilos de decoração”, que surgiu quando fomos (eu e maridão) comprar um presente de casamento, e estava olhando os móveis que queremos comprar para nova casa. Fiquei pensando: Qual será o meu estilo de decoração?
Na arquitetura e decoração são muitos os estilos, no entanto é possível selecionar os mais marcantes ao longo da história. São estes que você acompanha a seguir, vale lembrar, porém, que todos eles também se dividem em várias vertentes, gerando uma infinidade de novas leituras.
Clássico - Neste estilo temos junto o francês e o inglês e suas variantes. Caracteriza-se por decorações refinadas, com muito trabalho nos tetos e nas paredes, tapeçarias, lustres de cristal, espelhos, mobiliário entalhado, cores fortes, como dourado, vinho e vermelho e tecidos sofisticados, como seda e veludo. Ele reflete a opulência européia do século 17, com seus castelos e palácios decorados ricamente para sediar grandes festas e banquetes.
Contemporâneo e moderno: pode parecer a mesma coisa e, em alguns aspectos até é. Tanto um como outro estilo reflectem as tendências que surgiram a partir da segunda metade do século XX, até à actualidade. Os espaços são caracterizados por ambientes simples, directos e muito clean que dizem claramente “bem-vindo ao dia de hoje”. Embora ambos os estilos vivam no “aqui e agora”, também têm as suas diferenças. O estilo moderno baseia-se em materiais novos e tecnologicamente avançados (aço escovado, ferro crómio, fibra de vidro, plástico, contraplacado, wengé, faia, entre outros); recorre a formas geométricas e mobília minimalista, orgânica e até futurista; as cores das paredes são normalmente claras e os tectos brancos; privilegia a forma e a impressão artística em detrimento da funcionalidade, relegando também as texturas para segundo plano. O estilo contemporâneo, por sua vez, utiliza muita cor e textura, arte e elementos neutros, embora as suas linhas sejam ainda mais suaves do que aquelas que caracterizam o estilo moderno; a praticabilidade está lado a lado com um bom design.
Étnico –Decorações em que a temática vêm da cultura e do artesanato de tribos ou povos de diferentes partes do mundo. A vertente africana é a mais forte dos últimos anos. São muito apreciados os seus tecidos de estampas marcantes e de interessante contraste de cores, estátuas e máscaras. O Oriente também exerce fascínio. China e Japão há muito fornecem inspiração para a decoração ocidental, no entanto hoje Bali e Tailândia tornaram-se mais populares entre nós. Um dos motivos foi o boom de exportação brasileiro de móveis e objetos desses dois paises, gerando excelente relação de custo e beneficio. São peças leves, descontraídas, sob medida para ambientes alegres e práticos.
Rústico - Onde se destaca móveis gastos pelo tempo, mas desfrutados com muito carinho; têxteis com padrões diversificados que podem ser dispostos em simultâneo e, acima de tudo, um ambiente muito aconchegante. Em alta na decoração moderna, o Estilo Rústico utiliza objetos antigos ,bem como materiais de demolição para estruturas e acabamentos. Pode ser utilizado em maior ou menor escala, dependendo do projeto e do gosto pessoal de cada um. Costuma ser despretensioso, e é comum vir acompanhado de artesanato. Estilo típico “casa de fazenda” pode ter parede com tijolos aparente, mobiliário com a aparência envelhecida, e mesmo assim, manter a elegância e charme, preservando o acolhimento necessário para um bom descanso.
Espero que tenham gostado do post.
Decidiram qual é o estilo de vocês??? Quero comentários hein...rs
Grande abraço á todos e obrigado por passarem por aqui.
Grazi
OI Grazi, acho que meu estilo é um pouco bagunçado porque gosto do clássico e do contemporâneo e até sou a favor de um toque rústico, e o étnico se não for exagerado tem seu charme. Não acaba o blog não, adoro ver o seu blog, comentar e dividir novidades, Lá no blog coloquei uma nova postagem, com muita dificuldade, desde sexta que tento, já sumiu imagens, comentários, uma loucura mas acho que consegui, vá lá conferir e me dá uma sugestão sobre o lavabo e o corredor.
ResponderExcluirBjos
Lilian
Conto com seu pitaco de bom gosto lá no meu blog, é sobre o lavabo, estou em dúvida se pínto normal, se faço marmorato nele todo, ou se pinto e faço marmorato, se coloco papel de parede?
ResponderExcluirConto com sua sugestão
Bjos
Lilian
Oii..seu post é muito interessante..sabe a conclusão que eu cheguei que o meu estilo é o 'tudo junto e misturado' claro sem exageros e com doses de bom gosto né??
ResponderExcluirTe encontrei pela comunidade Minha Casa..e já vou grudar em vc . hahah
Também fiz um blog e tb tem pouco tempo..qdo tiver um tempinho faça uma visita tb..ficarei muito feliz!!
Grande Bj!!
www.casinhaderetalhos@blogspot.com
Olá Grazi
ResponderExcluirEu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte
Bjooooooooooo...................
http://amigadamoda.blogspot.com